quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

30 de janeiro é o dia mundial da não-violência

A data ficou sendo uma homenagem ao líder indiano Mahatma Gandhi. Líder pacifista indiano. Principal personalidade da independência da Índia.

Seu nome verdadeiro era Mohandas Karamchand Gandhi que nasceu em 1869 e morreu em 1948, ganhou o apelido de Mahatma que significa “grande alma”. Formou-se em direito em Londres e, em 1891, voltou para a Índia a fim de praticar a advocacia.

Dois anos depois, vai para a África do Sul, também colônia britânica, onde inicia o movimento pacifista, lutando pelos direitos dos hindus. Volta à Índia em 1914 e difunde seu movimento, cujo método principal é a resistência passiva. Nega colaboração com o domínio britânico e prega a não violência como forma de luta.

Em 1922, organiza uma greve contra o aumento de impostos, na qual uma multidão queima um posto policial. Detido, declara-se culpado e é condenado à seis anos, mas sai da prisão em 1924.

Gandhi lutou pela libertação de seu país das mãos do governo britânico. Os quatro principais pensamentos de Gandhi eram a verdade, o amor, a não-violência e a não-cooperação, aos quais se poderá ainda acrescentar a desobediência civil.

Para muitos estudiosos Gandhi havia descoberto o princípio na não-violência observando a vida de Cristo.

Gandhi foi morto no dia 30 de janeiro de 1948 pouco depois da Índia ter conquistada a independência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário